fechar
Educação

Realização: Oitenta e quatro guairenses concluem cursos gratuitos nas áreas de Gastronomia, TI e Administração

Conclusão dos cursos gratuitos nas áreas de Gastronomia, TI e Administração

A noite de 13 de novembro marcou uma nova etapa na vida de 84 guairenses. Eles receberam o certificado de conclusão dos cursos de capacitação oferecidos pela parceria firmada entre Senac-Barretos e Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM.
Foram cerca de 160 horas aula, até que os profissionais concluíssem os seis cursos gratuitos oferecidos nas áreas de Gastronomia, Tecnologia da Informação e Administração, realizados no Centro Cultural Colorado.

Na área de Gastronomia, os cursos formaram doceiros e salgadeiros. Em Gestão , formaram auxiliares de Recursos Humanos e auxiliares de Administração e ainda em Tecnologia de Informação, Operadores de Computador e o curso inédito em Guaíra de Produção de Animação de Web Games. Os novos temas indicam uma evolução das opções oferecidas pelo Senac e IORM, que acompanham o movimento das tendências de mercado.

Saiba mais sobre os cursos

Salgadeiro

As 160 horas deste curso de qualificação profissional foram desenvolvidas na cozinha piloto do Centro Cultural Colorado durante o período noturno. Um total de 15 alunos fizeram parte da turma. O Senac adotou como eixo tecnológico salgaderia para Turismo, Hospitalidade e Lazer, visando, ainda, a adaptação de receitas trazidas de cada nacionalidade que formam a população brasileira, como o pastel, de origem chinesa, o quibe e a esfiha de origem árabe, os bolinhos de bacalhau e as empadas portugueses, etc. presentes em qualquer lanchonete, boteco, padaria ou salgaderia do Brasil.

O curso preparou os participantes para entrarem no mercado de trabalho de forma sustentável, com princípios do empreendedorismo, para que possam planejar e gerir sua carreira.

Doceiro

O certificado foi entregue para 13 alunos que concluíram o curso de Doceiro, oferecido de maio a novembro na cozinha piloto do Centro Cultural Colorado, sempre no período da tarde. A carga horária total foi de 160 horas aula. Seguindo o catálogo Nacional de Cursos Técnicos instituído pelo MEC, o curso de qualificação profissional teve como Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer e formou o profissional com sólidas noções de empreendedorismo. Baseou-se na história da confeitaria no Brasil que se desenvolveu tendo como base a combinação entre os doces portugueses e os ingredientes nativos. Com destaque para o açúcar da cana, abundante, que teve papel fundamental na criação dos doces brasileiros e a chegada de mestres confeiteiros ao Brasil, por volta dos anos 60.

Auxiliar Administrativo

O Curso de Auxiliar Administrativo foi responsável pela formação de dezoito alunos. Iniciado no dia 3 de maio, o curso foi concluído a 22 de novembro com a entrega de certificados. As aulas desenvolveram-se no período noturno sempre às segundas e quartas-feiras, no Centro Cultural Colorado.
A turma foi formado por alunos com diferentes estágios de suas vidas acadêmicas. Alguns já tinham conhecimentos sobre gestão e rotinas administrativas, já que passaram por outros cursos também oferecidos pela parceria Senac e IORM. Outros alunos não estudavam há algum tempo. A disparidade de público, no entanto, não impediu o desenvolvimento dos indicadores propostos pelo curso. Os docentes trabalharam os tópicos com exemplos práticos simulando o uso de situações do dia a dia do departamento administrativo de uma empresa, o que permitiu uma visão melhor quanto a utilização dos recursos e estratégias empresariais, também o desenvolvimento de um olhar mais crítico quanto aos processos e seus objetivos.

Os conteúdos foram transmitidos por meio de exposição dialogada do professor seguido os conceitos acadêmicos e práticas mercadológicas e também por meio da formação de grupos para avaliações, dinâmicas e plenárias.

Auxiliar de Recursos Humanos

Treze alunas, receberam o certificado de conclusão do curso de qualificação em Auxiliar de Recursos Humanos. As aulas aconteceram de 3 de maio a 22 de novembro nas dependências do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça. Uma característica desta turma formada exclusivamente por mulheres foi a grande variação de graus de conhecimento e informação entre as alunas. O processo de seleção permitiu a entrada de alunas com experiência de outros cursos, faculdades não concluídas e ao mesmo tempo pessoas que estão retornando agora para a aprendizagem contínua. O curso foi baseado em três módulos, ou unidades curriculares que fazem parte da rotina dos auxiliares administrativos: Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento e Segurança e Saúde do Trabalhador. A quarta Unidade Curricular foi um mix das outras três. A turma apoiou a recepção de organização do evento idealizado pela turma de Criação e Produção de Animação e Webgames, que movimentou todo o Instituto e recebeu mais de 150 convidados, e a criação de um projeto de game de orientação para a segurança do trabalho que foi apresentado na finalização do curso e ganhou visibilidade na Plataforma Educação do Futuro do Senac.

Operador de Computador

Doze alunos de diferentes faixa etária, de a 16 a 60 anos concluíram o curso de Operador de Computador, oferecido de 03 de maio a 1º de novembro, no Centro Cultural Colorado, por quatro horas diárias nas tardes de segundas, quartas e sextas-feiras. Destaque dessa turma foi o excelente relacionamento interpessoal e a oportunidade de intercâmbio entre pessoas de grande diversidade de nível de conhecimento técnico. O curso trabalhou as mais diversas competências relacionadas a introdução a informática, e foi subdividido em duas unidades de conteúdo: Instalação e configuração de Sistemas Operacionais Cliente, Aplicativos de Escritório e Periféricos; Operação de Sistemas Operacionais Cliente, Aplicativos de Escritório e Periféricos. Na última Unidade, os Alunos foram incentivados a produzir conteúdo com base nos conteúdos trabalhados no curso. Como resultado do projeto integrador a turma desenvolveu uma planilha de controle de estoque, pensada para o controle dos materiais das aulas de Ballet do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça.

Curso de Desenvolvimento de Animações e Desenvolvimento de Web Games
Treze alunos, com idade entre 16 e 50 anos obtiveram o certificado de conclusão do curso, iniciado a 5 de junho e encerrado a 22 de novembro, trabalhou as mais diversas competências relacionadas ao desenvolvimento de animações, games e web, abordando desde área de produção gráfica, áudio visual e programação.

Os alunos tiveram aulas sobre temas como Criação de personagens e cenários, criação computacional de personagens e cenários, lógica de programação, animação de personagens, animação computacional de personagens, programação de jogos e programação Web e trabalharam ferramentas como, Adobe Photoshop CC e Adobe Ilustrator CC para criação de personagens e cenários para games e animações 2D, Adobe Animate CC e Adobe Premiere CC, para criação de animações e vídeos, Adobe Audition CC, para edição e produção de faixas de áudio e efeitos sonoros, Unity para desenvolvimento de games e Adobe Dreamweaver CC e PHP Storm para produção de páginas da WEB.

Ao final do curso a turma, com o apoio das alunas do curso de Recursos Humanos, organizou uma feira temática sobre games composto por diversas salas temáticas, com campeonatos de consoles, games de PC, oficinas de criação, sala de jogos de tabuleiro e cartas, um debate para o público, além de apresentar um game autoral ainda em fase conclusão à comunidade que compareceu. O evento contou com a presença de mais de 150 pessoas.

Tags: destaque

Deixar uma resposta