fechar
Esporte

Santa Luz garante primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental II e Médio dos Jogos Abertos

Jogos Abertos – Ensino Fundamental e Médio

Guaíra viveu nos dias 29 e 30 de outubro, a última rodada da Etapa Primavera dos Jogos Abertos das Estações. Cerca de 300 atletas disputaram o primeiro lugar da categoria Ensino Fundamental II e Médio. O troféu ficou com a Escola Santa Luz que abriu três pontos na frente do segundo colocado, Escola Dalva Lellis. Ao todo, foram 114 pontos para a primeira colocada e 111 pontos para o segundo lugar.

Em disputa, as modalidade Basquetebol, Voleibol, Handebol, Futsal, Judô e Atletismo nos dois finais semanas da disputa: dias 22 e 23 de outubro, para alunos do Ensino fundamental e 29 e 30 de outubro para alunos do Ensino Fundamental II e Médio.

Os Jogos Abertos das Estações são divididos em duas categorias: Ensino Fundamental 1 e Ensino Fundamental 2 e Médio. Cada categoria tem seu troféu rotativo. O da categoria Ensino Fundamental I ficou com a escola Padre Mário Lano e o da categoria Ensino Fundamental 2 e Médio ficou com o Centro Educacional Santa Luz.

Nem mesmo com o avanço do final do ano escolar e a proximidade das provas finais, a competição, desenvolvida no Complexo Poliesportivo Ramize Elias esfriou. Teve plateia, formada,  também por pais de alunos, que foram torcer de perto. A Comissão Técnica dos Jogos contou com a coordenação de Paulo Henrique Rodrigues Caetano e Danilo Gonçalves de Oliveira. Os jogos foram organizados pela equipe formada por Alex Junior de Souza, Fernando Leite Lima e André Luís Guimarães.

A tabela de jogos foi montada por Yasmin Coelho, Elivelton dos Santos e Caio Machado de Azevedo. As súmulas e arbitragem ficaram a cargo de Michelle Aparecida Silva, Júlio César da Conceição, Leandro Pereira Ribeiro, Carlos Henrique Malaquias, Wendril Marcos da Silva e Lucimara Candido. O trabalho contou com o apoio de Luís Mauricio e Ana Laura Silva que registrou os momentos com fotos e videos.

A Etapa Primavera dos Jogos Abertos das Estações foi uma promoção do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM e do Governo do Estado. Os jogos são realizados por meio da Lei Paulista de Incentivo Ao Esporte – LPIE com o patrocínio da Usina Santa Fé, Expresso Nepomuceno, Grupo Aguetoni e Rodotac Transportes, com o apoio da Prefeitura do Município de Guaíra através da Secretaria de Educação e Esporte e do Grupo Colorado. Os Jogos fazem parte das iniciativas do Programa Guaíra, Cidade que Educa.

CLASSIFICAÇÃO DA CATEGORIA ENSINO FUNDAMENTAL 1

Confira a Classificação nos Jogos Abertos das Estações Etapa Primavera 2016:

  • 1º lugar: Escola Padre Mario Lano – 71 Pontos
  • 2º lugar: Escola Francisco Gomes de Sousa – 67 Pontos
  • 3º lugar: Escola Vicencina – 64 Pontos
  • 4º lugar: Escola Vera Vitali – 56 Pontos
  • 5º lugar: Escola Ana Lelis – 37 Pontos

A Classificação geral dos Jogos Abertos das Estações
Somatória das três etapas realizadas: Outono/Inverno/Primavera 2016

  • 1º lugar: Escola Padre Mario Lano- 30 Pontos (Campeã Geral dos Jogos)
  • 2º lugar: Escola VeraVitali- 18 Pontos
  • 3º lugar: Escola Francisco Gomes de Sousa – 17 Pontos
  • 4º lugar: Escola Vicencina – 12 Pontos
  • 5º lugar: Escola Ana Lelis – 10 Pontos
  • 6º lugar: Escola Irum Curumim – 00 Pontos
  • 7º lugar: Escola Santa Luz – 00 Pontos

CLASSIFICAÇÃO DA CATEGORIA ENSINO FUNDAMENTAL 2 E MÉDIO
Confira a Classificação nos Jogos Abertos das Estações Etapa Primavera 2016:

  • 1º lugar: Centro Educacional Santa Luz – 114 Pontos
  • 2º lugar: Escola Dalva Lelis – 111 Pontos
  • 3º lugar: Escola Enoch – 110 Pontos
  • 4º lugar: Escola Zezinho Portugal – 40 Pontos
  • 5º lugar: Centro Educacional Ana Lelis – 34 Pontos
  • 6º lugar: Escola Irum Curumim – 22 Pontos

A Classificação geral dos Jogos Abertos das Estações
Somatória das três etapas realizadas: Outono/Inverno/Primavera 2016

  • 1º lugar: Centro Educacional Santa Luz – 24 Pontos
  • 2º lugar: Escola Dalva Lelis – 19 Pontos
  • 3º lugar: Escola Enoch – 17 Pontos
  • 4º lugar: Centro Educacional Ana Lelis – 13 Pontos
  • 5º lugar: Escola Zezinho Portugal – 11 Pontos
  • 6º lugar: Escola Irum Curumim – 07 Pontos

“O trabalho do professor é muito importante”

Ela comemorou a conquista do troféu transitório dos Jogos Abertos das Estações com seus alunos na sorveteria.Há 28 anos, Marlene Aparecida Galina Abreu é professora de Educação Física e acredita no poder transformador do esporte e da educação na vida de seus alunos: Já dei aulas na Escola Padre Mário Lano em outras oportunidades, mas acompanho estes alunos nos últimos
quatro anos, e sei da enorme necessidade deles por diálogo., afirma a Professora.

Na escola, a comemoração aconteceu na quadra e com destaque; a direção da escola organizou os alunos para homenagearem os atletas vencedores dos Jogos. Reunimos os troféus. Todos puderam agradecer aos atletas pela vitória.Sempre que ganhamos, falamos aos outros alunos sobre a conquista.

É um estímulo que nunca vão esquecer. Vou sortear para os alunos uma bicicleta que ganhei do meu marido para que eles não desistam desse caminho, afirmou. Ela foi responsável por treinar e inscrever a delegação formada por 30 atletas, que contou ainda com o apoio de outros dois alunos que integraram uma espécie de comissão técnica informal. Sou muito exigente comigo mesma. Levo o trabalho a sério, gosto muito do que eu faço, sou apaixonada pela minha área e pelos meus alunos. Visto a camisa da educação. Para as crianças essa competição é muito importante. É preciso colocar isso no planejamento. O professor é de extrema importância, afirma.

 “Escola Estadual é celeiro de atletas”

As Escolas Estaduais são verdadeiros celeiros de atletas, que estão lá para serem descobertos. A afirmação é do professor de Educação Física Carlos Robero Costa, o Carlão. Ele, que é também professor do COC de Barretos, está há apenas oito meses à frente das aulas de Educação Física na Escola Estadual Dalva Lellis, tempo suficiente para conquistar o primeiro lugar nas categorias Fundamental II e Ensino Médio na Etapa Primavera dos Jogos Abertos das Estações, em Guaíra. Além das aulas, propriamente ditas, treinamentos no período noturno.

Os adolescentes dessa faixa etária estão numa idade crítica frente ao seu futuro. Eles têm que saber que é possível tornar-se um atleta., comenta. Carlão conta que trabalhou duro para reativar a educação física e os esportes coletivos, futebol, handebol, voleibol e basquetebol. A delegação de 42 atletas participou de atletismo, judô, voleibol, futebol e basquetebol. Jogaram com raça, descalços, porque não dispunham dos modelos apropriados para a competição. E fizeram bonito. Eles são realmente atletas. Falta apenas lapidar. O potencial é enorme. Não fomos campeões porque erramos um pênalti no final., lamenta.
É preciso envolver a comunidade. O torneio é um incentivo. Esse também é o papel do professor. O trabalho do IORM é fabuloso, tira os jovens das ruas. Ajuda a evitar o caminho das drogas, salienta.

Deixar uma resposta