fechar
Esporte

Segundo final de semana dos Jogos Abertos mobiliza Guaíra e tem Emef Profª Vera Vitali como campeã

A Escola Municipal de Educação Infantil Emef Professora Vera Vitalli conquistou o primeiro lugar da categoria Ensino Fundamental I dos Jogos Abertos das Estações – Etapa Inverno, disputados no final de semana de 18 e 19 de agosto na Pista de Atletismo Reynaldo Stein, no Lago Maracá com a participação de 180 crianças.

A vitória da Escola Vera Vitali foi muito merecida, a escola participou de cinco das seis finais realizadas, o que a credenciou como favorita. O segundo lugar da Etapa Inverno dos Jogos foi para a Escola Estadual Francisco Gomes de Souza e a Emef Padre Mario Lano ficou em terceiro lugar nos Jogos que mobilizaram a comunidade guairense.

Os Jogos

A competição foi uma bela demonstração de como devem ser, de fato, utilizados os espaços públicos. Pais de alunos, professores e toda a população lotaram o parque, empunharam bandeiras e entoaram o grito de guerra das torcidas energizando os participantes. Um clima de disputa saudável tomou conta da cidade, que ficou colorida pelas cores dos uniformes de cada escola.
A competição fez a cidade acordar mais cedo, alegrou as pessoas e convidou a todos a deixarem suas casas, participando de uma grande torcida. Os atletas provaram que importante mesmo é competir, dando o tom de harmonia e confraternização que marcou todos os Jogos.

Foram momentos de intenso trabalho para a equipe do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, e para o comitê técnico que orientou os Jogos. Os 18 professores de Educação Física, que trabalharam preparando suas equipes ( 480 estudantes ao todo ) receberam como reconhecimento um troféu que marcou a participação e apoio ao sucesso dos jogos. O trabalho realizado, até então, nas quadras das escolas pode ser acompanhado por toda a comunidade.

“Queremos estimular os educadores para que, cada vez mais, contribuam com seu empenho e técnica para que os Jogos se consolidem como uma tradição guairense. Um evento realizado com muito carinho, que faz parte da estratégia de construção de Guaíra como uma Cidade Educadora”, destacou o gerente Executivo do IORM, Rafael Albuquerque Braghiroli.

Os Jogos Abertos das Estações são uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da lei Paulista de Incentivo ao Esporte e do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e tem o patrocínio da Usina Santa Fé, Grupo Aguetoni, Rodotac Transportes e Expresso Nepomuceno.

As famílias reconhecem a importância dos Jogos para a formação cidadã de seus filhos. Os pais ouvidos pelo IORM enfatizaram que os Jogos não podem acabar. A competição veio para resgatar o valor dos esportes para a formação das gerações, um valor até então que havia se perdido para a cidade. Os filhos depois dos Jogos tiveram incentivo para ir à escola, treinar, antes não davam importância à matéria Educação Física.

Os competidores encantaram-se com a primorosa medalha preparada pelos organizadores da competição, marca dos Jogos que vai ficar para sempre na vida dos alunos, assim como as intensas vivências de interação entre as escolas, o respeito pelos demais competidores, a proximidade da família, alguns dos aspectos fundamentais que os Jogos trouxeram para a vida dos participantes.

A Prefeitura de Guaíra ofereceu a infraestrutura de tendas, banheiros químicos, pintura das quadras, som e água. O IORM foi o organizador e ofertou uniforme, material esportivo e corpo de arbitragem. Também participaram da realização dos Jogos a Secretaria Municipal de Educação e a Diretoria de Esportes do Município.

Agora, para as escolas de Guaíra o tempo parece longo demais até outubro, quando o IORM realizará a Etapa Primavera dos Jogos Abertos. Enquanto isso, a melhor forma de se preparar é redobrar a dedicação aos treinos e o foco nas futuras competições. Porque, além da medalha, o reconhecimento da torcida é fundamental para a autoestima desses jovens atletas.

Tags: destaque

Deixar uma resposta