fechar
Esporte

Segundo final de semana sagra Santa Luz como campeã da Etapa Inverno dos Jogos Abertos das Estações

Jogos Abertos das Estações – Etapa Inverno

A Etapa Inverno dos Jogos Abertos das Estações de Guaíra, foi lançada no início da noite de 16 de setembro, reunindo atletas, escolas e autoridades na Biblioteca Energia do Conhecimento, no Centro Cultural Colorado.

A segunda rodada da Etapa Inverno dos Jogos Abertos das Estações deu a vitória à Escola Santa Luz, que, totalizando 120 pontos, conquistou o primeiro lugar, alterando o placar da competição, que, em sua primeira semana teve como vencedora a Escola Municipal Padre Mário Lano.

Mas a energia contagiante dos jogos foi a mesma do final de semana anterior: muita vibração, alegria, torcida e a presença de pais, professores e amigos “empurrando” os atletas. Eram mais de 150 torcedores!

As competições das modalidades Basquete, Futsal, Handebol, Voleibol, Atletismo e Judô, também aconteceram no Complexo Poliesportivo Ramize Elias, nos dias 24 e 25 de setembro, criando alternativas integradoras para final de semana na cidade.

Participaram 270 alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio das Escolas Irum Curumim, Colégio Santa Luz,  Enoch Garcia Leal, Professora Dalva Lelis Garcia Prado e Zezinho Portugal.

Na primeira fase, disputadas por mais de 180  escolares guairenses, de 7 a 11 anos de idade, nos dias 17 e 18 de setembro, a Escola Municipal Padre Mário Lano sagrou-se campeã. Dessa etapa, participaram atletas representando escolas públicas municipais e estaduais e particulares, entre as quais: Educação Profissional Irum Curumim, Centro Educacional Ana Lelis Santana, Professora Vicencina Aparecida Vaccaro Morsoleto, Padre Mário Lano, Francisco Gomes de Sousa e Professora Vera Lúcia Vitali disputaram as cinco modalidades do campeonato: Basquete, Futsal, Handebol, Voleibol, Atletismo e Judô.

A Etapa Inverno dos Jogos Abertos das Estações é uma promoção do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM e do Governo do Estado. Os jogos são realizados por meio da Lei Paulista de Incentivo Ao Esporte – LPIE com o patrocínio da Usina Santa Fé, Expresso Nepomuceno, Grupo Aguetoni e Rodotac Transportes, com o apoio da Prefeitura do Município de Guaíra através da Secretaria de Educação e Esporte e do Grupo Colorado.

Os Jogos fazem parte das iniciativas do Programa Guaíra, Cidade que Educa. As competições aconteceram no Complexo Poliesportivo Ramize Elias, em Guaíra.

Rosan Bento, pai de aluno participante cumprimentou os organizadores: “Parabéns para a equipe organizadora, hoje é um dia grandioso, eu e minha família todos juntos torcendo pelo meu filho e pela escola. Muito bom o resgate deste jogos.”

“Hoje, há dois momentos pra contar sobre a Educação Física Escolar de Guaíra. Uma pré e outra pós Jogos Abertos das Estações. Hoje o aluno pede ao professor pra treinar, está motivado nas aulas de Educação Física. O professor, inclusive os de sala de aula, têm uma ferramenta a mais para cobrar o aluno, porque é muito clara a felicidade dessas 200 crianças em quadra. Deixo aqui o meu muito obrigado e um parabéns de coração pra toda equipe, seja ela da organização, arbitragem, professores, escolas e colaboradores.”, afirmou o professor Danilo Oliveira.

“Pais e mães, professores, comissão técnica deram as mãos e um exemplo de união pela realização dos jogos. Muito do sucesso dos Jogos deveu-se ao empenho e comprometimento dos professores de Educação Física das escolas participantes. Juntamente com seus alunos, esses professores são os verdadeiros campeões por toda a persistência, aceitação, determinação, apoio aos jovens, tornando realidade o sonho de realizar os Jogos Abertos. Foi determinante o papel dos professores de Educação Física. Também devemos agradecer os diretores, coordenadores e professores de outras matérias que estiveram presentes, junto às torcidas, além da equipe organizadora.”, salienta a diretora do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

 

Classificação das Escolas

Ensino Fundamental:
Padre Mario Lano – 76 Pontos
Prof. Vera Lúcia Vitali – 67 Pontos
Francisco Gomes de Sousa – 50 Pontos
Prof. Vicencina Aparecida Vaccaro Morsoleto – 44 Pontos
Ana Lelis Santana – 42 Pontos
Irum Curumim – 35 Pontos
Resultados Fundamental 2 e Ensino Médio:
1º Lugar: Santa Luz – 120 pontos
2º Lugar: Estadual Dalva Lelis – 118 pontos
3º Lugar: Enoch Garcia Leal – 95 pontos
4º Lugar: Zezinho Portugal – 60 pontos
5º Lugar: Irum Curumim – 24 pontos

Educadores físicos responsáveis pelas escolas participantes

Ceals – Profa Gislene (a Gina) Fátima de Oliveira
Escola Padre Mário Lano – Profa Marlene Aparecida G. Abreu
Escola Vicencina – Prof Júlio Bruno Neto
Escola Vera Vitali – Prof Leandro Peroni
Escola Irum Curumim – Profa Tailara da Silva Maciel
Escola Dalva Lelis – Prof Carlos Costa
Escola Zezinho Portugal – Profa Elaine de Oliveira
Escola Santa Luz – Prof Alex Junior
Escola Enoch Garcia Leal  – Prof Antonio José dos Santos

Opiniões demonstram a emoção de atletas, torcedores, professores e organizadores

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas”. A nossa com certeza é a segunda opção e eu tenho muito orgulho e gratidão por isso. A taça é somente um símbolo. O verdadeiro prêmio é a nossa união, empatia, compaixão, os olhos fechados e os gritos torcendo loucamente, vibrando somente energias positivas, o coração acelerado de nervosismo e ansiedade, o peito explodindo de alegria e boa vontade, o choro de raiva, tristeza, cansaço, emoção, aprender a saber perder e aceitar, bater palma e reconhecer o esforço do adversário. Isso não tem preço, não tem colocação ou prêmio que importe, não tem intrigas e provocações que nos separem e nos abalem. É um só sentimento acima, uma só sintonia, somos um só, uma só família!

Camila Pita, torcedora e aluna do 3º colegial da Escola Santa Luz

Todos nós da Irum Curumim agradecemos à equipe pela dedicação, acolhida e eficiência com que as crianças e adolescentes de Guaíra têm sido brindados neste projeto que resgata o prazer do esporte e a inteligência do convívio.”

Vanja Sugimoto, Diretora da Escola Irum Curumim

Em nome do Colégio Santa Luz eu gostaria de agradecer a Comissão Técnica que organizou o evento deste final de semana nas quadras do Ramize Elias e parabenizar os funcionários, os professores e principalmente os alunos pela expressiva participação nos jogos. Ficamos muito orgulhosos de vocês e se somos escola mais querida do Brasil, como vocês dizem no seu grito de torcida, é graças a força, a dedicação e a determinação de vocês. Agradecemos também ao apoio dos pais e gostaríamos de dizer que sem dúvida nenhuma essa torcida reflete o amor que temos pelo que fazemos!!!! Parabéns!!! Estamos juntos sempre!!!!

Tatiana Vacaro de Oliveira Vieira – professora, diretora do Colégio Santa Luz e torcedora

O Colégio Santa Luz campeã com apenas 2 pontos de vantagem da escola Dalva Lelis. A molecada deu um show. Todos aplaudindo uns aos outros.  Pergunte pra garotada se os jogos devem continuar? Pergunte as escolas? Pergunte aos professores? Uma Cidade Educadora incentiva e pratica esporte.”
“Os Jogos Abertos vêm para provar que o esporte que socializa, oportuniza a troca, a convivência. Perder ou ganhar a competição tem menos importância do que participar deste movimento.”

Rafael Albuquerque Braghiroli, gerente Executivo do IORM

 

 

 

Deixar uma resposta