fechar
Educação

Segundo produto da viagem: Compartilhamento da Experiência educativa vivenciada em Reggio Emilia com equipe da Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça

Aconteceu no dia 20 de março, na Casa da Criança em Ipuã, um encontro reflexivo e educativo, ministrado pela Valéria Pazeto, coordenadora artística do Instituto ORM, visando troca de saberes e aprofundamento do entendimento sobre a prática educativa de Reggio Emilia.

A vivencia envolveu todos os funcionários da Casa e também as professoras de dança do Instituto ORM Vivian Vinha e Suzana, o que favoreceu a ampliação de conhecimentos e reflexões acerca da Teoria das Cem Linguagens.

Durante o encontro foram apresentadas fotos, relatos de atelieristas e estudiosos da Primeira Infância das Escolas de Reggio Emília, tornando o momento dinâmico e prazeroso.

Os participantes foram divididos em 4 pequenos grupos compostos de 6 pessoas, apresentando habilidades e competências diversas.
Grupo 1 – Graviola, Grupo 2 -Flamboyant, Grupo 3 – Túnel, Grupo 4- Palmeiras  

O espaço externo da Casa da Criança, com cenário voltado para a natureza foi o local escolhido para aprofundamento da reflexão dos grupos, que envolveram especificamente o pé de flamboyant, o túnel de cimento, 4 coqueiros com entrelaçamentos de linhas e o pé de graviola.

Os participantes foram orientados a vivenciar a dinâmica e sentir o que cada local transmitia além do óbvio, utilizando-se da escuta, da observação e exploração, o que posteriormente seria transportado para o universo infantil através de sua pratica educativa.

Os participantes foram orientados para escutar a si mesmo de forma profunda, tentando identificar os saberes que a natureza estava oferecendo naquele momento. Toda a dinâmica de exploração resultou no levantamento de diversas hipóteses projetuais, que foram registradas através da escrita e de fotos, aflorando na percepção da identidade do local, e extração dos conceitos universais de Transformação e Sonorização, após um diálogo de reflexão coletiva de pensamentos divergentes.

Como finalização os grupos apresentaram a concretização dos conceitos refletidos, considerando todo o percurso e prática educativa vivenciada com as crianças, que envolveram os temas: Vida, Som da Natureza, Acolhimento e Família.

O encontro possibilitou uma visão poética, e uma profunda reflexão acerca da importância das Artes no processo de construção do aprendizado.

Deixar uma resposta