fechar
Biblioteca Energia do Conhecimento

Site da Biblioteca Energia do Conhecimento dá acesso ao acervo da Biblioteca Nacional

destaque-biblioteca-web

O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, dá uma boa notícia para os leitores. A partir do mês de fevereiro, o site da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento possui um link de acesso ao acervo digital da Biblioteca Nacional. Para ter acesso, basta clicar no link https://www.iorm.org.br/biblioteca/

Tudo que está na biblioteca digital é de livre acesso. Grande parte do acervo, composta por livros e revistas, já está em domínio público, ou seja, para o uso, não é necessário o pagamento de direitos autorais. Não é necessário cadastro. É só acessar, fazer a busca e encontrar a publicação.

O curioso é que, até o início do ano 2000, quem precisasse ou quisesse ter acesso a algum material teria de ir pessoalmente à sede da BN, no centro do Rio de Janeiro.

Na Biblioteca Nacional Digital, há coleções completas de revistas que marcaram época, como O Cruzeiro e Manchete, e jornais como o Jornal do Brasil, cuja versão impressa parou de circular em 2010. Nesses casos, as obras foram cedidas por seus titulares e ainda há algum tipo de restrição de uso. O próprio site informa o usuário sobre a questão.

Inaugurada em 2006, a Biblioteca Nacional Digital foi ao ar com cerca de 3 mil itens. Cada item é digitalizado com três tipos de qualidade: altíssima (que fica no acervo da BN), média (disponibilizada para publicações impressas) e baixa (apenas para visualização na internet).

Ao longo dos anos, parcerias com instituições públicas e privadas, como o Instituto Moreira Salles, a Fundação Casa de Rui Barbosa e o Departamento do Patrimônio Histórico da Marinha, aumentaram e qualificaram o acervo.

Memória

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) é responsável pela guarda de parte da memória do Brasil. São mapas, imagens, documentos, fotos, manuscritos, livros, jornais, revistas e arquivos sonoros que vão do século XV até os dias atuais. Para democratizar o acesso a toda essa riqueza, a instituição investe na digitalização do acervo. Já são mais de 2 milhões de itens disponíveis on-line no portal BN Digital, com acesso gratuito.

Tags: destaque

Deixar uma resposta