fechar
Educação

Sogube: Alunos da Cidade dos Meninos Oswaldo Ribeiro de Mendonça participam de contação de história

A Biblioteca comunitária e gratuita Energia do Conhecimento, recebeu no dia 16 de julho, 36 crianças e adolescentes assistidos pelo Programa Cidade dos Meninos Oswaldo Ribeiro de Mendonça, desenvolvido pela Sociedade Guairense de Beneficência – Sogube para a contação de histórias promovida pela Teacher Beth. Os alunos estiveram acompanhadas pelos educadores da instituição.

Oficinas de Leitura e Literatura

Realizadas semanalmente na Biblioteca Energia do Conhecimento, visa promover o potencial criativo dos alunos das Oficinas de Artes Integradas, através do desenvolvimento de ações de incentivo à leitura e às artes. Confira os conteúdos:

5 de junho
O dia foi de…Roda de Conversa

Após leitura do livro A Vaca Malhada, da autora Mary França, leitores da Biblioteca, alunos das Oficinas de Artes Integradas, participaram da roda de conversa que interpretou a história.

Já a turma de alunos II, do período da manhã, complementou a interpretação do livro Tic Tic Nervoso, de Lia Zats. Por meio de pesquisas no Youtube, resolveram então fazer uma coreografia da música homônima da banda Magazine, muito popular nos anos 80.

Também no dia 5, a Biblioteca recebeu ensaios da peça teatral sobre o livro, O Mistério da Escola, de Martin Widmark. Como resultado, as alunas representarão para outras turmas sua adaptação livre do texto, intitulada O Mistério da Colorado.

7 de junho
Espaço para Temas Livres

Toda quinta-feira passou na Biblioteca, os temas passaram a ser de livre escolha para as alunas do projeto Oficina de Artes Integradas Usina da Dança no espaço da Biblioteca.

O objetivo da medida foi a diversificação do repertório da leitura possibilitando as variações literárias. Quinta passa a ser o momento de os alunos levarem livros para casa e participar de brincadeiras lúdicas, que tem o papel de promover a aproximação do grupo.

A turma III da tarde fez a apresentação de esquete teatral para os alunos do projeto Usina Olímpica Judô Branco Zanol.

12 de junho
Essa Tal Ortografia…

Muito envolvimento das alunas na continuidade dos ensaios da coreografia da música Tic Tic Nervoso e da apresentação teatral para fazerem bonito nas apresentações que estão por vir.

Mas o dia teve muito mais atividade, como a conclusão da roda de leitura do conto de fadas Rapunzel, recontado por Lynn Roberts & David Roberts e as felicitações aos leitores destaque do mês de maio.

Também teve espaço para a roda de leitura compartilhada sobre literatura infanto-juvenil, baseada no livro Essa Tal Ortografia de Rose Lee, com interpretação da ortografia e suas mudanças.

Cidade que Educa

As alunas da turma III da tarde fizeram uma adaptação do livro O mistério da Colorado apresentando a peça teatral na reunião de pais no dia 13 de junho.

14 de junho
JOGOS EDUCATIVOS

Participando de jogos como Imagem e Ação, Brincadeira da Chave e Uno, alunos da Oficina de Artes Integradas Usina da Dança vivenciaram momentos de lúdicos, que proporcionaram descontração, compartilhando situações de envolvimento e interação entre grupos e duplas.

Puderam acordar e seguir regras estabelecidas. Também houve brincadeira de boneca, que trouxe encantamentos e o trabalho da linguagem e cuidado com o próprio corpo e sentimentos, sonho, amor, carinho, liberdade e fantasia da criança .

21 de junho
Campeonato

Alunos da Oficina de Artes Integradas Usina da Dança dos períodos da manhã e da tarde foram organizados em duas turmas que participaram do campeonato de Uno disputado na Biblioteca.

Confira a classificação:

TURMA II Manhã
Grupo I Grupo II

  • Lugar: Beatriz de Souza Sekimura
  •  Lugar Maria Luiza Nunes
  • 3º Lugar: Angelina Ayko

Grupo II

  • Ana Carolina F. Araújo
  • Ana Julia F. Araújo
  • Yasmin Cruz Manoel

Grupo III

  •  Lugar: Evellin Victória L. Pinto
  •  Lugar: Anna Clara Tiago Borges
  • Lugar: Yasmin Cruz Portugal

TURMA I Tarde
Grupo I Grupo II

  • Lugar: Verônica Tomaz Cipriano
  • Lugar: Julia Rodrigues Primo
  • Lugar: Iris Caroline da Silva

Grupo II

  • Marina Viana Casa Grande
  • Sabrina dos Santos F. da Silva
  • Ana Livia Miguel Eloy

TURMA III

  • Lugar: Isadora Aparecida dos Santos Silva
  • Lugar: Emanuela de Moura Teles
  • Lugar: Lindice Laura C. dos Santos Pinto

26 de junho
Leitura sem Texto!

A leitura visual imaginária do livro sem texto O Amor Cego do Morcego, do autor Cláudo Martins foi a atividade proposta. Os leitores, alunos do IORM, participaram da interpretação por meio das visualizações da leitura por páginas, tarefa que contou com muita criatividade dos participantes.

A autora Ana Maria Machado, teve sua história Uma Gota de Mágica, recontada pela aluna Kamilli Victória dos S. Ferreira. As atividades do dia também contaram com a adesão dos judocas do projeto Usina Olímpica Branco Zanol, especialmente a contação do livro Art&Max, o primeiro em língua portuguesa do escritor e ilustrador David Wiesner.

 

 

Tags: destaque

Deixar uma resposta