fechar
É bom fazer o bem

Teacher Beth: “sou aquela que nunca parou de sonhar, aprendi com o tempo que nesta vida estamos aqui para servir, aprender e ensinar!”

teacher-beth

A chegada da aposentadoria não precisa ser o final dos projetos profissionais na vida das pessoas. A contadora de histórias do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, Teacher Beth é um exemplo vivo de que é possível fazer mais, ir além. Ela decidiu contar para a gente a sua própria história e compartilhar como encontrou um novo caminho, para ressignificar sentidos, encontrar alegria e seguir vibrante, produtiva, encantando pessoas para o mundo dos livros. Acompanhe…

“Tudo aconteceu ao me aposentar. O exercício do trabalho, o corre corre, a vivência diária na sala de leitura não iria mais acontecer; o grande dia chegou, o momento da despedida, homenagens… Não! Esta palavra não estava inserida na minha vida. O pensamento de fazer algo que pudesse preencher o meu tempo, era constante. O próprio tempo me ensinou que jamais deveria desistir de lutar, recomeçar e renovar desejos e sonhos.

Surgiu o projeto mais educação, eu havia feito a inscrição na Escola Estadual Professora Dalva Lellis G. Prado, antes de me aposentar. Encontrei e enfrentei novos desafios com o projeto O rádio na Escola, no ano seguinte, O Jornal na Escola. A estratégia, como coordenadora na sala de leitura, foi incentivar os alunos à leitura, estimular a produção de conteúdos pelos alunos, elaborar um jornal com estes conteúdos e disseminar no município; distribuindo os jornais em espaços: como bibliotecas, salas de leitura de outras escolas, na comunidade leitora e aos colaboradores na produção do jornal.

Em 2014, numa bela manhã, me dirigi até o Centro Cultural Colorado para entregar alguns exemplares do jornal, fui recebida pela assistente social Maíra Mendonça e a psicóloga Mirian Ayako Miata. Na sala de reunião, ao lado da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, tivemos uma breve conversa, onde informei que o jornal não seria mais entregue porque o projeto seria encerrado no final daquele ano letivo.

Em fevereiro 2015, recebi um telefonema incrível, agendando uma entrevista com Rafael Albuquerque Braghiroli, que marcou a minha vida e mudou o meu percurso, naquele instante veio no pensamento à música de final de ano. “Hoje é um novo dia, de um novo tempo que começou. Nesses novos dias, os nossos sonhos serão verdade”. Uma nova etapa havia surgido, o trabalho na Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento que deu um novo sentido e esperança, nova oportunidade de continuar a ensinar e aprender, premissas importantes de toda professora.

Agradeço a Deus pela saúde, para que eu possa continuar minha Jornada como mestra, lembrando sempre que tenho mais a aprender do que ensinar, tendo os livros como meus grandes aliados. Alguns momentos incríveis e inesquecíveis nesta jornada contínua no desenvolvimento de minha carreira profissional. Quando o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça proporcionou a minha ida ao I Encontro internacional de leitores em São Paulo, foram dias de muito aprendizado. Outras oportunidades incríveis que o IORM ofereceu; Oficinas com teatro “Engasga Gato” com Polyana Savegnago, o sonho começou a se realizar, o mundo imaginário tornou-se realidade. Foi à largada, a partir desta formação não parei mais, busquei especializações, capacitações na área do contador de histórias, aplicando e replicando na prática, todo aprendizado adquirido nos momentos e espaços culturais que participei como convidada ou como promotora.

O Senac Barretos, parceiro do Centro Cultural Colorado foi referência para desenvolver minha função como agente de leitura e contadora de histórias, na Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento. Falei com o gerente executivo Rafael Albuquerque Braghiroli, sobre a minha vontade em fazer um curso de aperfeiçoamento, ele foi o maior incentivador. Recebi o apoio irrestrito da minha família, eu ficava o dia todo fora e só retornava à noite para Guaíra. Conclui o curso O professor que conta histórias em Barretos, com o prof. Geraldo Oliveira do Senac, me senti realizada e feliz, minha apresentação foi coroada com chave de ouro pelo professor Geraldo, com nota máxima. Fiz uma adaptação do livro de Patrícia Engel Secco, “Para Mudar o Mundo”, reapresentei, fazendo uma homenagem ao Sr. Oswaldo Ribeiro de Mendonça. Logo após conclui a oficina de Quem Conta Encanta, com a professora Juliana Mafra também no Senac.

Continuei a me capacitar, busca constante por novos conhecimentos e aquisições, estudar, pesquisar fazer contatos/trocas com vários contadores experientes. Concluído o Associação Brasileira de Educação a Distância – Abed, de Contadores de Histórias, durante seis meses.

As grandes experiências e emoções incríveis não pararam, fui convidada a participar da Feira do livro ocorrido no Grêmio Colorado, contando histórias e encantando as crianças, participei do Encontro Cultural Momarte.

Em parceria com o IORM me profissionalizei no Curso Avançado Profissionalizante Contadora de Histórias e Recreacionista Infantil, na turma da Tia Tati em Ribeirão Preto. Outra pessoa que sempre me incentivou dentro do IORM reconhecendo e valorando meu trabalho, a Maria Inês Marcorio Guedes Moreira de Carvalho, publicando as ações, acontecimentos e atividades desenvolvidas nos eventos e espaços culturais. No momento, por conta da pandemia, a redução da carga horária, possibilitou que eu concluísse mais quatro cursos que agregarão ao meu trabalho como contadora de histórias. Assim como acontece com a maioria das pessoas, sou aquela que nunca parou de sonhar, aprendi com o tempo que nesta vida estamos aqui para servir, aprender e ensinar e jamais manter somente para o si, temos mais é que partilhar e compartilhar nossos conhecimentos e experiências.

1 comentário

Deixar uma resposta