fechar
Cultura

Temas levantados pelo O Pequeno Príncipe são fios condutores das Oficinas Socioculturais do IORM no mês de junho

Muito rico em significados, o livro O Pequeno Príncipe, de Antoinne de Saint Exupéry será o tema do espetáculo a ser apresentado pela Usina da Dança, projeto do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM ao final do ano.

E esse espetáculo vem sendo construído nos quatro polos do Projeto, nas cidades da Guaíra, Ipuã, Miguelópolis e Orlândia. Temas levantados pelo livro são a matéria-prima para as oficinas socioculturais desenvolvidas semanalmente pelo Projeto e que compõem a diversidade de ações desenvolvidas pelo Instituto.

No mês de junho, as oficinas de leitura, literatura, artes e convivências abordaram temas relacionados ao espetáculo e propostos pelo livro como amor, esperança, inocência e também responsabilidade.

Acompanhe como esses assuntos foram trabalhados nas oficinas do IORM:

Bondade, amor, felicidade: os alunos foram convidados a refletirem sobre os sentimentos, onde através de frases próprias da obra, retiradas do livro do pequeno príncipe, escolhida pelas crianças, cada uma delas expressaram o porquê de sua escolha e sua representação para cada um, individualmente.

Amizade, companheirismo e respeito às diferenças: Os alunos assistiram o filme “Cada um na sua casa”, que mostra as aventuras de um alienígena que chega à Terra, transmitindo para os alunos a convivência com o diferente.

Responsabilidade: O conceito foi trabalhado por meio da pedagogia da roda a partir da leitura do livro “Deixa que eu faça” de Briam Moses e Mike Gordan. Cada aluno pode se expressar e falar sobre suas responsabilidades. A oficina permitiu que os alunos entendessem a importância de apoiar os serviços de casa, independentemente do gênero e destacou que todos possuem responsabilidades.

Depois da leitura e a conversa do livro, os alunos se organizaram para produção de história em quadrinhos sobre o tema.

Tags: destaque

Deixar uma resposta