fechar
CulturaEducação

Teve Oficinas de leitura, Música, Diálogo durante o mês de novembro no projeto Agenda Cultural Guaíra

Novembro foi um mês intenso e recheado de atividades promovidas pelo Projeto Agenda Cultural Guaíra, oferecido pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, aos alunos integrantes das Oficinas Culturais de Leitura e Literatura do Projeto Agenda Cultural.

“Trabalhamos conteúdos integrados, por meio de atividades que promovem o desenvolvimento do potencial criativo, partindo das habilidades que cada um traz consigo e utilizando a arte para auxiliar no processo do crescimento humano.”, afirmou a professora Elizabeth Ribeiro de Nascimento, a Tia Beth, responsável por ministrar as oficinas do Projeto.

Ponto comum nas atividades é o compromisso de trazerem conteúdos que contribuem com a promoção e desenvolvimento humano, possibilitando a inclusão social, por meio do acesso livre e ilimitado ao conhecimento, ao pensamento, à cultura e à informação, integrados a literatura.

Confira o dia a dia das ações do Projeto Agenda Cultural Guaíra

Novembro

Dia 2
Halloween

O Projeto dialogou com os alunos dos Projetos do IORM sobre a importância de datas tradições, símbolos, origem da festa , influência no Brasil e significados do Holleween. O momento cultural foi finalizado com a leitura do conto Infanto juvenil brasileiro João & Maria de Rosinha Callis.

Dia 6
Leitura Livre

A turma II de alunos do Projeto Usina da Dança do IORM participou da retrospectiva sobre a história de O Pequeno Príncipe, obra de Antoine de Saint Exupéry, que foi contada nos palcos pela montagem da UD. Durante todo o ano, rodas de conversa abordaram leitura, contações de história, oficina e ateliê. A Turma foi dividida em dois grupos que interagiram a partir das obras Tarsilinha e A Montanha do Poder.

Dia 8
Recontando

As obras O Pequeno Príncipe, Tarsilinha e A Montanha do Poder foram recontadas durante as atividades. A aluna Sophia Helene de Oliveira da Usina da Dança destacou-se n contação da história do livro A Montanha do Poder para todas as turmas.

Dia 13
Mês da Música

Em comemoração ao Dia do Músico e Dia da Música, as alunas do projeto Usina da Dança assistiram o filme O Som do Coração. A história tocou as crianças. As atividades contaram com a parceria da pedagoga Juliana Quintina de Oliveira Galvão Projeto Guri, por meio do Professor Rodolfo Spigalli responsável pela indicação do filme.

Dia 17
Cidade que Educa

Os cidadãos estão participando ativamente da construção da cidade que querem e merecem, por meio do Programa Guaíra, Cidade que Educa. A Biblioteca comunitária e gratuita Energia do Conhecimento integra esta estratégia. Em um mesmo dia, três momentos diversos deram a tônica. Os atletas do Centro Educacional de Excelência Takeshi Uemura tiveram participação destacada. O primeiro momento foi a Roda de leitura do livro Para Mudar o Mundo. Os atletas recontaram a história a partir de sua ótica pessoal e interpretação proporcionando a reflexão e o debate entre os participantes. “Não interessa o que dizemos, mas sim o que fazemos.” foi a síntese do dia. Outra turma de alunos do Projeto Usina da Dança participou da contação de história O Pequeno Príncipe, colorindo os personagens. A atleta Leandra de Paula fez a introdução catalográfica do livro e os participantes da roda a montagens das ilustrações dando sequência à história.

Dia 22
Dia de Colorir

As turmas de alunos da Usina da Dança pintaram as ilustrações dos personagens de O Pequeno Príncipe. A Turma I participou da aplicação do Instrumental de Avaliação escala de autoestima de Rosenberg e escala de leitura, com testes de leitura: Fluência reconhecimento de palavras, textos e uso da voz. Os testes foram aplicados pelas pedagogas que atuam no IORM, Juliana Quintina e Elizabeth Ribeiro do Nascimento.

Dia 24
Cidade que Educa

Alunos dos projetos do IORM foram os protagonistas do vídeo produzido pela jornalista Aline Fornel. A atividade aconteceu em parceria com o projeto de Leitura Momarte (Mostra Municipal de Arte). O IORM integra o Comitê Gestor do Programa Guaíra, Cidade que Educa, apoiando a realização de iniciativas que estimulam a aprendizagem de toda comunidade. A pedagoga responsável pela Biblioteca comunitária e gratuita Energia do Conhecimento, Elizabeth Ribeiro de Nascimento, Teacher Beth, fez contações de histórias exibidas durante o evento realizado na Casa de Cultura de Guaíra no período de 27 a 30 de novembro, com a participação dos alunos da rede municipal de ensino.

Dia 27
Ensaios coloridos

Alunos do Projeto Usina da Dança, que participam das ações do Agenda Cultural foram requisitadas a participar dos ensaios gerais para as apresentações da turnê regional de O Pequeno Príncipe. Depois dos ensaios, os encontros foram finalizados com a atividade de pintura das ilustrações dos personagens de O Pequeno Príncipe.

Dia 29
Árvore de Natal Coletiva

Todos os alunos das turmas da manhã e tarde dos Projetos desenvolvidos pelo IORM participaram da montagem da árvore de natal da Biblioteca comunitária e gratuita Energia do Conhecimento, que fica no Centro Cultural Colorado. A árvore foi decorada com bonecos de O Pequeno Príncipe, tema do espetáculo 2017 da Usina da Dança. Os alunos também enfeitaram a gibiteca.

 

regua agenda cultural iorm

 

 

Tags: destaque

Deixar uma resposta