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O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, enquanto formador de crianças e adolescentes em processo de construção de repertório e aprendizagem, sabemos, o quanto este público necessita de apoio e incentivo para crescerem e se desenvolverem plenamente com segurança e respeito. Sabemos também que é através da convivência um com o outro que melhor aprendem valores como respeitar, partilhar, ter compromisso, disciplina, administrar conflitos e ser mais resilientes.

De repente, como em um piscar de olhos, um enorme vazio tomou conta de todos. O mundo precisou de uma “PAUSA”. Os cuidados com a saúde, o isolamento, e o modo sobrevivência, trouxeram intensas reflexões para toda equipe de profissionais, sobretudo, o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça que tem como Missão o Desenvolvimento Humano! De fato, a pandemia e o isolamento social trouxeram desafios a todo Mundo. Como “manter vivo os relacionamentos e o sentido da vida” em momentos de pandemia mundial ocasionada pelo COVID 19?!

A equipe social do Instituto ORM, composta por assistentes sociais e pedagoga, juntamente com a equipe cultural e artística estão desenvolvendo um trabalho inovador, para além dos seus espaços institucionais, da qual tem ganhado destaque no dia a dia de muitas crianças e famílias.

Responsáveis pelo trabalho social de fortalecimento entre organização x família x comunidade e público beneficiado. Bem como, em fazer o elo entre os conteúdos trabalhados como no projeto Agenda Cultural. A equipe busca atuar de maneira transversal aos conteúdos artísticos culturais, possibilitando maior multidisciplinaridade, horizontalidade e integralidade das ações.

Os assistentes sociais presentes em cada cidade de atuação do IORM, trabalhavam o fortalecimento de vínculos de crianças e adolescentes, através de pequenos grupos sistemáticos e semanais. O que inviabilizou o desenvolvimento deles, devido às medidas de isolamento social.  Tais grupos propunham participações semanais de crianças e adolescentes separadas por turmas em ações e atividades lúdicas educativas criativas, integradas aos conteúdos das demais Oficinas de Dança, Música, Artes Cênicas, Artes Plásticas e Leitura/Literatura. Suas ações, antes contínuas e permanentes, objetivam promover o fortalecimento das habilidades sociais dos indivíduos, construindo para o desenvolvimento e melhoria dos relacionamentos interpessoais de maneira mais positivas, e melhorando a integração dos participantes.

Foi preciso, tecer uma nova forma de ser e estar perto, mesmo. Foi preciso reinventar novas formas de se conectar com as crianças e as famílias. E utilizando-se de nova abordagem didática metodológica encontraram através das mídias eletrônicas e sociais uma forma de transportar a informação, o dialogo e os relacionamentos até a casa dos participantes. Ainda existe um fio invisível que nos unem a todo instante. E nossos laços passaram a ser revelados em ações e aprendizados que coexistentes em tempo de corona vírus, fortalecidos por um processo de diálogo virtual diário com as famílias e as crianças envolvidas.

Planejamento Social

Baseando na metodologia dos trabalhos desenvolvidos em anos anteriores, do qual requer aprofundando nos conceitos e valores presentes na obra escolhida para ser tema central do espetáculo final. Iniciaram-se no final do mês de março, gravações de vídeos curtos e mensagens virtuais, como alternativa encontrada para diminuir o distanciamento imposto.

Como ponto de partida realizou-se uma pesquisa bibliográfica buscando identificar as melhores fabulas aquelas que trouxessem importantes significados ao momento atual, e ao mesmo tempo possibilitasse recriar um novo espaço para transmissão de conhecimento, aprofundamento e reflexão de valores essenciais às relações sociais, como: a ética, amizade, respeito às diferenças, humildade, solidariedade, empatia, generosidade etc.

Assim, juntamente com a equipe artística, decidiu-se que a ferramenta da linguagem através da contação de historias das fábulas, seria forte instrumento de conexão entre os diversos contextos oferecidos aos alunos participantes.

Fábulas são narrativas em prosa desenvolvidas com personagens humanos ou irracionais que se personificam adquirindo características dos seres humanos os quais, a partir de suas ações, transmitem diversos valores sociais. Uma composição literária em prosa, de maneira geral, Breve!

Por essa razão, o trabalho com as fabulas surgiu com objetivo: Desenvolver: Habilidades de leitura, escrita e perspectiva crítica; Compreender as principais ideias do texto; Localizar informações de relevância; Analisar informações com base em dados obtidos individualmente; Recriar e recontar historia das fábulas, por meio de uma visão mais positiva; Fazer a releitura do texto contado; Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em família; Materializar o processo criativo e reflexivo através de registros nos cadernos de Bordô, criados para registro da construção do processo de relacionamento, conteúdos e desenvolvimento.

Ação Prática

Como uma teia, em que tudo está ligado e se integra a tudo, seguimos semanalmente, o planejamento:

  • Introdução a Fábula da semana: feita pelas assistentes sociais, através da gravação de vídeos contendo informações básicas da temática a ser abordada.
  • Apresentação da Fábula: dramatizada e apresentada pelo educador e professor de teatro Pippo Meneguzzi, este trás a tona a fabula através da contação da historia, com adaptações lúdicas e criativas.
  • Reflexão e aprofundamento acerca da fábula dos valores contido nas Fabulas: momento dedicado as assistentes sociais, cujo papel é despertar a compreensão do que foi apresentado, extrair dos participantes suas impressões e suas considerações sobre a verdadeira moral da historia, possibilitando questionamentos que possibilitam ampliar a reflexão a cerca do assunto proposto.
  • Ação Didática Proposta ao final do processo reflexivo: ao termino de cada vídeo, são proposto ações didáticas a serem feitas em Casa, respeitando sempre o nível de desenvolvimento de cada turma e faixa etária atingida, como: Leitura de novos textos; Contação de História em casa, para os demais membros da família; Encenação e Dramatizado do tema abordado, Construção de Poemas; Poesias, Rimas, Versos, Parodias e musicas com relação ao tema proposto; Trabalho de criação Artística através da ilustração e representação dos personagens e assunto abordado, por meio de desenho, pintura, construção de maquetes utilizando-se de materiais recicláveis; Representação de personagens através de massa de modelar caseira; visando desta forma. dar materialidade e tornar visível o aprendizado construído.

São os assistentes sociais responsáveis por fazer o fechamento e a conclusão do processo de apreensão das fábulas. Este recurso textual torna-se bastante eficientes no que se refere aos aspectos didático-pedagógicos, já que abordam conflitos inerentes à vida dos seres humanos em sociedade de maneira lúdica. Outra característica que torna a fábula um gênero discursivo bastante didático-pedagógico é a explicitação da “Moral da história”, que é uma interpretação ou análise breve a respeito da história, sendo geralmente exposta após o desfecho da narrativa. E, com colaboração da equipe artística na edição e adequação dos vídeos, e das secretarias de cada cidade, eles são transmitidos!

Confira abaixo os vídeos:

Turmas 1 e 2:

Fábula – O Cavalo e o Burro – Turma 1 e 2 | Clique e assista. 

Turmas 3, 4 e 5:

Fábula – O Cavalo e o Burro – Turma 3, 4 e 5 | Clique e assista.

Bate Papo sobre a Fábula – O Cavalo e o Burro

Clique e assista.

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