fechar
Agenda CulturalUsina da Dança

Turnê Movimentações Poéticas “Espetáculo Usina da Dança Descobertas de Pinóquio” estreia em Miguelópolis nesta quarta-feira, dia 20 de novembro

O município de Miguelópolis será o primeiro a receber a turnê 2019 do Espetáculo Usina da Dança Descobertas de Pinóquio, que é uma realização do Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Pazeto & Bonato Ltda e Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM.

A primeira apresentação acontece nesta quarta-feira, 20 de novembro. O espetáculo reúne no palco mais de 110 bailarinos, centenas de figurinos que contam essa versão de Pinóquio em 40 coreografias.

O espetáculo também será apresentado nos dias  21 e 22 de novembro no palco do Centro Cultural Rail Miguel Sawan, sempre a partir das 20 horas e contará com a participação de bailarinos do Projeto Usina da Dança do município de Orlândia.

No dia 22 de novembro, além da apresentação dos bailarinos do Projeto Usina da Dança/Oficina de Artes Integradas, o espetáculo terá a participação dos alunos do Projeto Guri Polo IORM Miguelópolis e Artes e Ofícios A plateia receberá uma novidade no espetáculo deste ano: imagens em telão de led em alta definição que serve de apoio para contar a história de Pinóquio e complementa a linguagem da dança.

Um vídeo que mostra os bastidores da construção do espetáculo também será apresentado à plateia.

Turnê

O segundo município a receber o espetáculo será Ipuã. As apresentações acontecerão também a partir das 20 horas dos dias 28 e 29 de novembro no Ipuã Country Club. No dia 29, a Oficina de Artes Integradas Usina da Dança e Artes e Ofícios receberão convidados no palco com a abertura do Coral Unaerp e Regente Cristina Modé Angelotti.

De Ipuã, a turnê do espetáculo seguirá para Guaíra. O Grêmio Recreativo e Esportivo Colorado receberá a apresentação dos bailarinos da Oficina de Artes Integradas Usina da Dança e Artes e Ofícios nos dias 4 e 5 de dezembro, sempre a partir das 20 horas. No segundo dia a abertura ficará com o Coral Unaerp e Regente Cristina Modé Angelotti.

A turnê regional será encerrada com quatro apresentações no Centro de Lazer Prefeito Edgar Benini, na cidade de Orlândia. A estreia do espetáculo em Orlândia acontece a partir das 20 horas, na noite de 11 e 12 de dezembro com apresentação dos bailarinos da Usina da Dança/Oficinas de Artes Integradas. O espetáculo de 12 de dezembro terá as participações da Usina da Dança e do Projeto Guri Polo IORM Orlândia.  Nas noites  dos dias 13 e 14 Artes e Ofícios com participação especial dos alunos da Usina da Dança.

Sobre o Espetáculo

O Espetáculo Usina da Dança Descobertas de Pinóquio, que será apresentado nos municípios de Miguelópolis e Orlândia é fruto do Projeto Movimentações Poéticas, e tem como proponente a empresa Pazeto & Bonato Ltda. Projeto aprovado Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com o objetivo de promover a democratização e a ampliação do repertório cultural, a participação social e a formação de público, através da criação, produção, apresentação e circulação de espetáculos nos respectivos municípios. Consiste em um trabalho artístico em dança, cuja criação parte de um processo investigativo baseado em inquietações cotidianas dos alunos/bailarinos em seu contexto contemporâneo, instigados à criação de histórias autorais, e à inspiração em obras artísticas, por meio da exploração das experiências diárias, apreendendo e transmitindo valores e conhecimentos por meio do seu mundo pessoal. Esse pensamento contemporâneo será traduzido para a prática através da criação de um espetáculo plástico e híbrido mesclando habilidades técnicas sensíveis e criativas utilizando-se das linguagens das artes: balé clássico, jazz, contemporâneo, teatro, musicalização, artes plásticas e literatura.

Tags: destaque

Deixar uma resposta