fechar
Biblioteca Energia do Conhecimento

Um mês repleto de atividades na Biblioteca comunitária e gratuita Energia do Conhecimento

Em setembro, o Projeto Agenda Cultural Guaira proporcionou através da Biblioteca comunitária e gratuita Energia do Conhecimento, que o IORM mantém no Centro Cultural, muitas atividades de incentivo a leitura, envolvendo aqui as Oficinas de Leitura e Literatura.Confira:

Conteúdos desenvolvidos nas Oficinas de Leitura e Literatura

A Contação de histórias permeou os conteúdos ministrados nas Oficinas. A leitura do conto “Tecnologia de ponta para todos” foi um dos temas trabalhados. O enredo se passa num lugar onde a circulam famílias no atendimento no Banco. Um ladrão tenta roubar o Banco, mas a tecnologia está tão avançada que ele não consegue ativar os acessos tecnológicos que são usados no banco. As alunas da Usina da Dança criaram um pequeno texto fizeram uma  adaptação do ao conto e apresentaram as colegas para maior interpretação.

As obras “O Homem do Saco” de Rogério Trezza, “Meu Presente” de Eva Montanari e “Moura Torta” de Rubens Alves, integraram os conteúdos propostos das Oficinas, e também foram levados para casa. Essas obras foram escolhidas pelas alunas, que se organizaram em grupos de trabalho para a leitura dos livros, desenvolvimento de encenação e reconto das literaturas infanto-juvenil.

A obra O Homem do Saco de Rogério Trezza  foi o que chamou a atenção e, desta vez quem se propôs a contar a história foi a aluna Isabelli Paula de Freitas. Com todo encantamento destacou-se recontando para a turma I o que entendeu da narrativa. Dando continuidade às atividades a aluna Melina dos Santos Landim, fez um depoimento da história do livro Meu Presente de Eva Montanari em vídeo.

As alunas da turma II da manhã recebeu livros de culinária da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, “Celebrando Como Uma Princesa” de Judia de Georgie Tarn & Tracey Fine.

O Pequeno Planeta Perdido, do autor que se tornou um ícone da literatura infantil brasileira, Ziraldo compôs as rodas literárias desenvolvidas no decorrer do mês de setembro ao final dos encontros semanais.

Em 18 de setembro, todas as crianças dos períodos manhã e tarde participaram da 4ª Feira do Livro em visitações aos estandes das editoras e livreiros. Assistiram as programações entre elas as contações realizadas pela educadora Teacher Beth das obras A Macaquinha Internética de Angélica Garcia, O meu Jardim de Neir Lelis, O Sapo Curioso de Jill Turner e Robert Toon, O Grande Dia de Patrícia Engel Secco.

Na data de 20 de setembro, as atividades das crianças deram continuidade na 4ª Feira do livro, todas as turmas participaram do evento as apresentações foram teatro infantil, contações de histórias por teacher Beth das obras O Pássaro sem Cor  de Luiz Norberto Pascoal, Quem Soltou o Pum de Blandina Franco e José Carlos Lollo e, Aráujo Guilherme Augusto Araújo, por Fernandes de Men Fox e Julie Vivas Sessão de cinema.

Todas as turmas das Oficinas de Artes Integrartes da Usina da Dança, no dia 25 participaram da leitura visual de figuras, em seguida a reprodução do corpo através do movimento os sentimentos e sensações transmitidas pela releitura das imagens que, foram Interpretadas por cada dupla e, foram criadas histórias através de frases, incorporando o que as crianças sentiram e uma criação da história através dos movimentos do corpo. Sendo finalizado com a leitura sem texto do livro Onda de Suzy Lee com a turma I da tarde.

No dia 27 de setembro, o mês foi finalizado com apresentações de fragmentos do Pequeno Príncipe durante a Semana do Idoso, promovido  na Casa de Cultura de Guaíra.

Espetáculo Usina da Dança “Sonhos”

Dando continuidade ao processo de reflexão e pesquisa sobre o tema do espetáculo “Sonhos”, as alunas das Oficinas de Artes Integradas de “Literatura e Leitura” participaram de atividades sobre a importância da pintura a cada figura representativa integrante do tema, como Cupido, Bailarinas, Arco Iris, Família, Aero Moças, Arco Iris. Essa atividade envolveu coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial. Colorir é uma atividade social que transmite sensação de bem estar.

O tema colorindo o arco Iris e os significados das cores foram trabalhados com todas as alunas, para que todas tomassem conhecimento do contexto geral da pesquisa, que envolve o tema do espetáculo “Sonho Sonhado e Vivido”, apresentando as possibilidades, de buscar, representar sonho do futuro e o imaginário da criança.

Ações da Biblioteca Energia do Conhecimento

No dia 19 de setembro, a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento Como parte de Uma Cidade que Educa, proporcionou aos educadores de Guaíra uma Oficinas de Contações de histórias e mediação de leitura por Graça Garcia, de São Paulo-SP, e teacher Beth. A noite aconteceram oficinas e contações com o mediador Geraldo Oliveira do Senac de Barretos, sendo finalizado pela educadora Beth Nascimento contando uma fabula A Moura Torta de Silvio Romero.

 

Tags: destaque

Deixar uma resposta