fechar
Usina da Dança

Usina da Dança dissemina informação sobre alimentação saudável junto aos seus alunos

Para a Usina da Dança Páscoa é tempo de profundas reflexões nos quatro polos do Projeto

Por meio de pesquisas e investigação sobre qualidade nutricional dos alimentos, a Usina da Dança provocou entre os alunos do Projeto nos polos de Orlândia, Guaíra, Ipuã e Miguelópolis, a discussão sobre a importância da adoção de uma alimentação saudável para a qualidade de vida. A ação aconteceu na segunda quinzena de abril.

Com trabalho de colagem de recortes, os próprios alunos criaram um rico mosaico com informações sobre o nível calórico de cada alimento, que enfatizou, também os alimentos considerados mais e menos saudáveis. O passo seguinte foi a reflexão sobre a importância de cada alimento para o organismo.

Não vamos parar por aí. Não será apenas uma atividade. Para a coordenadora artística do Projeto, Valeria Pazeto, o tema Alimentação Saudável também deve integrar o processo educativo e por isso, tende a ser reforçado durante o decorrer do ano, como algo cotidiano e comum, afirmou.

Segundo a equipe psicossocial do Projeto Usina da Dança, responsáveis pelo planejamento e desenvolvimento das ações o objetivo também é informar e sensibilizar os alunos e suas famílias que a alimentação saudável é uma das melhores formas de prevenção às doenças, a partir do reconhecimento de que a reeducação alimentar requer discernimento e muita força de vontade, para distinguir os alimentos saudáveis e menos saudáveis, bem como, se alimentar nas quantidades certas, sem exageros e exclusões.

“Durante os encontros, enfatizamos que tudo pode ser experimentado. Que não é preciso passar vontade de comer as coisas devido seu nível calórico, porém alguns alimentos podemos comer mais outros menos, para que haja um equilíbrio entre os nutrientes necessários para fornecer saúde e energia ao corpo, como: proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio vitaminas e outros minerais.”, reforçam as assistentes sociais Maira Mendonça – Polo Guaíra e Anelisa Perticarrari – Polo Miguelopolis.

Deixar uma resposta