fechar
Usina da Dança

Usina da Dança leva sua arte à 1ª Ribalta Mostra de Dança Batatais

destaque

As alunas do Projeto Usina da Dança, do Polo Orlândia do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, participaram da Primeira Mostra de Dança Ribalta, de Batatais, SP, no dia 22 de setembro, atendendo a convite do Espaço Cultural e Educacional Fernando Faro, entidade organizadora do evento.

Durante a programação, o IORM foi responsável por duas oficinas de Dança: “Corpo e Movimento” no Espaço Cultural Fernando Faro, ministradas pela professora de Dança Contemporânea Vivian Vinha para crianças, adolescentes e adultos. O  trabalho utilizou-se dos princípios da dança contemporânea e foi fundamentado em uma experiência artística de criatividade, autoconhecimento, autonomia e sensibilidade.

Foram desenvolvidos temas como consciência corporal e coordenação motora para o despertar do corpo, a descoberta de suas relações com o espaço e tempo, através de jogos cênicos, rítmicos e exercícios para potencializar as possibilidades de movimento que são naturais e espontâneas dos seres humanos.

Como convidado a abrir a noite de Mostra de Dança no Teatro Fausto Bellini Degani, o IORM apresentou as coreografias Deserto e Acendedor de Lampiões, fragmentos do espetáculo O Pequeno Príncipe. Também apresentou “Viagens ao Centro de Mim” resultado do intercâmbio cultural com Ana Leitão de Barcelona, Espanha que propôs a investigação corporal em torno dos cubos sinestésicos, o descobrimento da coreografia através de criações individuais, em duos, trios e quartetos, e a exploração dos caminhos da viagem de sonho pessoal, desenhados pelos movimentos de cada uma das participantes

A delegação do IORM foi composta por 33 alunas do polo, acompanhados pela mãe da aluna Sofia, Andréia Ambrósio Sandri, pelas professoras Isabela Oliveira, Vivian Vinha e pela auxiliar Valquíria Alves.

A Ribalta de Dança teve como finalidade a valorização da expressão corporal por meio de apresentações de academias, instituições, escolas e artistas independentes que desenvolvem a arte da dança. Além disso, proporcionou o intercâmbio das múltiplas linguagens da dança, a confraternização entre artistas, além do fortalecimento da dança em Batatais.

O Espaço Cultural e Educacional Fernando Faro dedica-se às atividades de associação de defesa dos direitos sociais, promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, promoção da educação, do voluntariado, e desenvolvimento de atividades ambientais e ecológicas.

O evento contou com o apoio de patrocinadores da cidade, foi realizado também no dia 23 de setembro, com ingressos a preços acessíveis.

“Foi uma experiência muito enriquecedora para nós profissionais do IORM, que pudemos compartilhar nosso trabalho, e para as alunas que puderam dançar em um novo espaço e apreciar outros trabalhos. A organização do evento foi muito receptiva e cuidadosa, oferecendo o necessário para o bem estar da equipe, desde um bom espaço para as alunas se arrumarem, até o lanche para todos envolvidos. O IORM agradece o empenho da organizadora Joice Bento que nos recepcionou e foi a responsável para que essa parceria desse certo e também a empresa Paz Turismo que doou o transporte de Orlândia para Batatais.”, destaca a coordenadora artística da Usina da Dança, Valeria Pazeto.

Tags: destaque

Deixar uma resposta