fechar
Usina da Dança

Usina da Dança propõe reflexão sobre o Meio Ambiente

Como temática transdisciplinar, a Biodiversidade é parte transversal do Meio Ambiente, um dos eixos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação.

Por este motivo e em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, foi trabalhado com os alunos da Usina da Dança, durante a segunda quinzena de maio, o tema: Biodiversidade por meio das artes em alinhamento com o livro O Pequeno Príncipe. O trabalho foi desenvolvido durante os grupo de convivência, que reunem – se semanalmente, nas quatro cidades de atuação do projeto Usina da Dança, Polos Guaíra, Ipuã, Miguelópolis e Orlândia.

O intuito das atividades foi trabalhar a conscientização e uma melhor gestão dos recursos naturais, bem como a adoção de atitudes cotidianas de separação dos materiais recicláveis e preservação do meio em que vivemos, incluindo o ambiental e doméstico.

Cada cidade buscou sua melhor estratégia ao abordar a temática. Foram utilizados recursos como: recortes, colagens, criação de painel sobre a separação do lixo, pesquisa, confecção de brinquedos a partir do uso de materiais recicláveis trazidos pelos próprios alunos, cuidado e limpeza do ambiente onde vivemos etc…

“Esses temas vieram em constante conexão com a história de O Pequeno Príncipe, evidenciando o cuidado dele com seu planeta, com a rosa, e a constatação da importância de seu lar, quando sentiu isso durante sua longa viagem e que tornou tão prazerosa sua volta para casa. Essas ações conectadas permitem aos nossos alunos uma capacidade de conexão com o todo, trazendo, ao longo do tempo, a noção de que fazem parte de algo maior: uma cidade, um estado, um país, um planeta…e que têm que começar pela nossa casa.”, alerta a coordenadora artística da Usina da Dança, Valeria Pazeto.

Deixar uma resposta